Programa de Bazares Beneficentes completa 25 anos
- Exercito de Salvação
- 29 de set.
- 3 min de leitura
O Programa de Bazares Beneficentes Salvashopping busca gerar recursos financeiros por meio da venda de bens doados pela sociedade. O lucro operacional das lojas ajuda a financiar os diversos programas sociais do Exército de Salvação.

No dia 13 de setembro de 2000 foi inaugurada a primeira loja Salvashopping, na zona sul de São Paulo/SP.
Não faltavam desafios para os primeiros administradores, Capitães Dirceu e Elisana Lemos: contratar e treinar funcionários, preparar a logística de transporte, encontrar um novo ponto de venda, criar um sistema de classificação e precificação, pagar as contas e ainda gerar um resultado financeiro para o apoio à missão do Exército de Salvação no Brasil. Tudo isso com uma pequena equipe.
Apesar dos grandes desafios, Deus foi fiel em todo o tempo! Já nos primeiros anos, o investimento feito através de uma doação advinda da venda de maçãs do amor, por mulheres no Reino Unido, havia sido pago, e o Salvashopping passava a gerar resultados financeiros.
Um slogan – “Retiramos Doações”
O bazar da primeira loja na Avenida Santa Catarina ganhava novos clientes, e sua demanda por novos produtos “bons, bonitos e baratos” impulsionava o Salvashopping a fazer cada vez mais propagandas com o famoso mote: “Retiramos Doações”. Panfletos, anúncios em placas de outdoor, revistas, jornais, metrô, ônibus, táxis, rádio, televisão e até caixas de pizza, tudo serviu para comunicar o serviço de coleta de doações.

No fim dos anos 2000 veio a era digital, com sites e redes sociais impulsionando a divulgação do serviço de coleta de doações, além da inauguração do Salvashopping Rio de Janeiro e de mais duas lojas em São Paulo. O Exército de Salvação passava a ser reconhecido, nas ruas, pelos caminhões decorados, pelas caixas de arrecadação e pelo serviço pontual e rápido feito por motoristas e ajudantes que, literalmente, carregavam nas costas tudo o que era doado.

Por volta de 2014, a loja e sede já não comportava a operação, havendo necessidade de investimentos em espaço, caminhões e equipamentos. Um incêndio ocorrido em uma parte do antigo espaço da triagem fez com que se acelerasse a busca por um novo local. Assim, com apoio do Exército de Salvação - Território Oeste dos Estados Unidos - foi realizada a mudança da Central de Operações do Salvashopping para a cidade de São Bernardo do Campo/SP.
Mais lojas foram inauguradas nesse período: Santo André, Diadema, São Mateus, Suzano e Mauá, além da operação de coleta de doações em Curitiba/PR. O programa crescia em número de lojas, funcionários, caminhões, propaganda, tornando-se bastante relevante para o sustento financeiro do Exército de Salvação no Brasil.
Os desafios e as oportunidades da pandemia

Porém, o início da década de 2020 trouxe um desafio inimaginável, com a pandemia de Covid-19 e o fechamento de todas as lojas do Salvashopping por mais de quatro meses, entre 2020 e 2021. Foi necessário socorro financeiro e uma reinvenção do trabalho: atendimento telefônico home-office, loja online para vender pela internet, equipes reduzidas de transporte, entre outras medidas. Com a bênção de Deus, o Salvashopping superou esse grande desafio e seguiu em frente com sua missão.
Hoje o Salvashopping consiste em cinco lojas, três galpões, 240 funcionários, 36 veículos na frota, 88.200 doadores anuais, 249.000 clientes anuais e mais de 1,2 milhões de itens revendidos em 2024.
Impacto ambiental
O impacto ambiental também é bastante relevante: o reuso de mais de 1.275 toneladas de roupas, o equivalente à economia anual de 31.875 toneladas de CO2, o gás responsável pelo efeito estufa. Também a reciclagem de toneladas de metal, papel e plástico, que fazem do Salvashopping não apenas uma plataforma social, mas também ecológica.
Como serão os próximos 25 anos? Temos uma certeza: Deus estará à frente do trabalho do Salvashopping e do Exército de Salvação em toda e qualquer situação, pois Ele é o dono dessa grande obra. “Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres” (Salmo 126:3).
Tiago Mendes
Gerente de Marketing e T.I. - Salvashopping
Artigo publicado originalmente na revista RUMO (setembro/outubro)





Comentários