Nossa História



Hoje presente em 134 países, o Exército de Salvação foi fundado em Londres, na Inglaterra, no dia 2 de julho de 1865 em meio à Revolução Industrial. O movimento nasceu da convicção do casal metodista, William e Catherine Booth, de que as pessoas mais vulneráveis também pudessem frequentar as igrejas, bem como as classes sociais mais favorecidas.
Fundador
William Booth - em seu escritório
Fundadora
Catherine Booth - com sua Bíblia

Sopa, Sabão e Salvação
Conscientes ainda de que Deus ama as pessoas de forma singular e que Ele quer atingir todas as áreas de suas vidas (espiritual, emocional, social, psicológico e físico), os primeiros salvacionistas (nome dado aos membros do Exército de Salvação) lançaram-se na luta para aliviar a humanidade sofredora, tendo essa visão holística do ser humano como um todo complexo e indivisível. Foi aí que surgiu o slogan: “sopa, sabão, salvação” que tem guiado o ministério desde então.
Por que Exército de Salvação?
O movimento era inicialmente chamado de Missão Cristã. Em 1878, ao ler o relatório anual “A Missão Cristã é um Exército Voluntário”, Booth se opôs fortemente. Ele não era um voluntário, ele foi compelido a fazer a obra de Deus. Ao substituir “voluntário” por “Salvação”, nasceu assim, o Exército de Salvação.
Desde então, sua estrutura característica imitando o modelo militar (os pastores se chamam Oficiais, por exemplo) com hierarquia tem sido uma forma de unificá-lo como igreja, e os uniformes uma forma de demonstrar de forma pública o compromisso dos salvacionistas com Deus.
Com a influência de Catherine Booth, o Exército de Salvação foi uma das primeiras igrejas a valorizar o ministério feminino, deixando a mulher ocupar cargos que antes eram exercidos apenas por homens, contrariando, assim, as igrejas da época e dispensando parcerias importantes que se voltavam contra essa atitude.
Há mais de 100 anos no Brasil
Atuando hoje em 10 estados brasileiros e o Distrito Federal, o Exército de Salvação chegou ao Brasil em 1922, através da vinda dos Oficiais suíços Tenentes-Coronéis David e Stella Miche. O primeiro Corpo (igreja) foi estabelecido no Rio de Janeiro/RJ. Nos primórdios eram realizados cultos ao ar livre, e o trabalho aos poucos se espalhou para outras cidades.
Em 1928 foi realizada a primeira ação de emergência e socorro às vítimas das enchentes e acidentes em Monte Serrat, Santos. Desde seu início procurou demonstrar o amor de Deus na prática, de diversas formas: servindo um prato de sopa, aconselhando ou atuando em emergências, dentre outras.
Em 1938 os atendimentos sociais do Exército de Salvação foram ampliados para a educação e a saúde, incluindo lares de crianças. Em 1974 nasceu a APROSES (Assistência e Promoção Social Exército de Salvação), por meio da qual até hoje se exercem as atividades sociais do Exército de Salvação.