top of page

Envelhecendo com dignidade

Atualizado: há 3 dias

O Brasil já tem a quinta maior população idosa do mundo e segundo o Ministério da Saúde, estima-se que até 2030 o país terá mais idosos do que crianças.


Atenção integral ao idoso

Visando atender a esta realidade, em maio deste ano o Projeto Três Corações em São Paulo/SP iniciou o Programa para a Pessoa Idosa. O encontro semanal reúne de 20 a 30 idosos e oferece medição de pressão, café da manhã e uma devocional, além de ser um espaço para conversas e palestras sobre diversos assuntos. A partir deste mês, o trabalho se estenderá para mais dias da semana com oficinas de educação física, dança e estética.


A maioria dos homens e mulheres que frequentam o programa estão em situação de vulnerabilidade. Muitos começaram a frequentar as atividades através do contato do Programa Vivaleite do Governo do Estado de São Paulo, que o projeto oferece há anos.


Alguns dos idosos moram sozinhos ou ainda são os cuidadores principais de netos e outros familiares, como é o caso da Sra. Célia, de 66 anos. "Eu cuido das minhas duas netas. Uma tem 8 e a outra tem 10. É difícil. Mas gosto muito de vir aqui e já fiz várias amizades".


Capitão Antônio Oliveira, Diretor do Projeto Três Corações, afirma a importância de conscientizar esta população a saber sobre os seus direitos para que envelheçam com saúde, alegria e dignidade. "Como sociedade precisamos nos preparar para o envelhecimento e ajudar os nossos idosos a desfrutar desta fase das suas vidas com alegria e saúde. O Exército de Salvação busca isso em parceria com órgãos públicos e outras ONG's".


Aos 60 anos, a Sra Simone está cursando o último ano da Faculdade de Direito. "Eu comecei aos 22 anos mas não terminei. Este ano me formo e já pretendo fazer a prova da OAB. Meu sonho é ser defensora pública".





Acolhimento que faz a diferença

O Centro Integrado João de Paula Joinville/SC também atende idosos de maneira continuada, oferecendo atividades que contribuam para o envelhecimento saudável, fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário. O Centro trabalha também com a prevenção de situações de risco social e o desenvolvimento da autonomia e sociabilidade dos idosos.


A Sra. Zely conta que estava com depressão então mudou-se para Joinville para ficar mais próxima da filha. Por conta da doença, o posto de saúde indicou o Centro Integrado João de Paula. "Quando cheguei fui muito bem recebida, me senti amada e senti que alguém se importava comigo. Comecei a frequentar as atividades e agora me sinto muito feliz e amada pelos funcionários. Agora estou feliz e me sinto valorizada e tenho muitas amigas que se importam comigo".



Departamento de Relações Comunitárias




67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page