top of page

Centro Integrado Familiar Arco Verde

HISTÓRICO

"[...É possível notar as diversas mudanças nos atos de muitas crianças e adolescentes, a melhoria no respeito, no comportamento, na autoestima e a qualidade da evolução técnica, os elogios da sociedade civil e privada são frequentes e estou muito feliz pelo trabalho realizado...]."

"[...Através das conquistas, muitas crianças e adolescentes foram convidadas para realizar testes em clubes profissionais mineiros]."   

 

Geraldo Lopes 

Instrutor da Oficina de Futebol 

O CENTRO DE INTEGRAÇÃO FAMILIAR ARCO VERDE (CIFAV) é mais um dos projetos do Exército de Salvação no Brasil e, assim como outros programas, trabalha com indivíduos em vulnerabilidade social, oferecendo um serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e jovens com atividades lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

O CIFAV  é o facilitador entre a comunidade e a sociedade civil, promovendo atividades como: reforço escolar, oficinas de dança e música, percussão, esportes, atendimentos sociais, em período extraescolar, além de cursos de informática para adolescentes a partir de 14 anos, para o possível ingresso dos jovens ao mercado de trabalho. 

Para as pessoas em vulnerabilidade social nós oferecemos: atendimento social, orientação e encaminhamentos para a rede social local (escolas, postos de saúde, CRAS-Centro de Referência da Assistência Social etc). 

Os antigos donos da Fazenda Arco Verde tinha um objetivo de tornar o lugar um abrigo para crianças orfãs e carentes e então no ano de 1941 o Exército de Salvação começou a atuar nesse local com a denominação Lar de Crianças maria Felisbina. Atualmente não trabalhamos mais nesse sistema. 

Conforme algumas mudanças e exigências legais, passamos a atender desde 2006, crianças e jovens adolescentes de 06 a 17 anos, mudando o nome para “Centro de Integração Familiar Arco Verde” trabalhando não mais com abrigo e sim com atendimentos sociais em meio aberto, contrário ao turno escolar. 

Apesar das dificuldades da região, que fica longe do centro e melhores oportunidades, nos sentimos muito felizes e recompensados por cada vida transformada e mais futuros recuperados para uma socieade melhor.

COMO FUNCIONA

Nossas atividades buscam desenvolver habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital de modo a orientar o jovem para a escolha profissional, bem como realizar ações com foco na convivência social por meio da arte, cultura, esporte e lazer, envolvendo em todo tempo suas famílias.

Todas as atividades acima permitem que nossas crianças, adolescentes e suas famílias vivam em um espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e sua autonomia a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. Ajudam no fortalecimento da convivência familiar e comunitária e contribui para o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã euma formação geral para o mundo do trabalho.     

As crianças e suas famílias convivem em um ambiente agradável e de orientação que os ajudam no seu convívio social e a participarem das nossas seguintes atividades: 

Oficinas de Informática

Formação Geral para o Mundo do Trabalho                                                          

Atendimento Familiar

Educação Complementar

Programa Claves

Cuidados Médicos

Mutirão de oração e escola bíblica de férias          

Capacitação e treinamento para funcionários       

Trabalho Manual 

Oficinas de Dança (Balé e Jazz)

Esportes 

  

"A oficina de informática é uma boa oportunidade para as crianças aprenderem, aperfeiçoar a leitura e a escrita, pois, precisam escrever de próprio punho as lições cotidianas em seu caderno. Eles desenvolvem o lado social porque precisam trabalhar em grupo e quando necessáriio, ajudam aqueles que mais necessitam. O programa do Exército de Salvação é uma trabalho excepcional e único no bairro. As outras comunidades não tem as oportunidades que tem aqui!".

Andreia Luiza, Instrutora de Informática

PARCERIAS

Austen Processos Metalúrgicos 

FS Gestão Contábil

Infoshop

Prefeitura Prudente de Morais

CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)

 

Encorajamos você a se tornar nosso parceiro contribuindo com seu apoio, nos ajudando a continuar com nosso trabalho para que essas pessoas também possam ter uma vida digna, possam lutar pelos seus direitos e tenham suas famílias fortalecidas para exercerem sua função protetiva que é a base para uma vida saudável em todos os sentidos.

 

Colabore você também

Centro de Integração Familiar Arco Verde

Av. Antonio Pires, 1790 Distrito de Campo de Santana

CEP: 35715-000 Prudente de Morais - MG 

Tel.: (31) 3711 - 1370 

ONDE ESTAMOS

bottom of page