top of page

Centro Comunitário Vila dos Pescadores

"[...O lugar onde moro transpassa explicitamente a realidade do mundo, pois ser adolescente para mim não é como nos filmes, faço escolhas a todo momento, e não é de qual roupa devo ir a uma festa, e sim escolhas que decidirão e irão interferir no meu futuro. Através das atividades do projeto consigo ter uma ampla visão de um futuro muito melhor para mim, participando de todas as atividades percebo que de fato estou sendo acolhida, pelos monitores, capitães e por toda a equipe que como um todo busca sempre nos passar o melhor...]." 

Sou muito grata ao Projeto e espero que ao longo da minha vida eu também encontre outras pessoas dispostas a me ajudar tanto como a APROSES-Cubatão.]"

Bruna_Pereira_-_Vila_dos_Pescadores_3.do

Bruna - Vila Dos Pescadores

HISTÓRICO

O Exército de Salvação está presente na Vila dos Pescadores - Cubatão desde 1990 cujo trabalho começou através de atividades de reforço escolar com crianças que frequentavam a escola bíblica. 

A Associação de Moradores solicitou que o Exército de Salvação ampliasse seu trabalho junto às crianças e em 1992  começou a atuar como Centro Comunitário, porém,  foi oficialmente inaugurado em 1994, após algumas adequações, com o programa de reforço escolar funcionando de segunda a sexta-feira e, desde a sua fundação nós já atendemos mais de 1380 crianças.

A marginalidade e o tráfico de drogas é um grande atrativo para as crianças e adolescentes que vivem em situação social instável expostas a grandes problemáticas sociais e suas famílias praticamente as abandonam para “criarem-se sozinhas” provocando grande carência familiar nessas crianças e adolescentes. 

Muitos atendidos não se motivam a estudar e, por isso, não desenvolvem aptidões que são essenciais para a vida. Não explorando seus potenciais, tornam-se vulneráveis aos perigos existentes no bairro, já que ficam a maior parte do dia nas ruas. 

O Exército de Salvação pretende garantir o cumprimento dos direitos básicos das crianças e dos adolescentes atendidos, previstos em leis e no Estatuto da Criança e do Adolescente, no que diz respeito à educação, saúde, alimentação, esporte, lazer e cultura. Também objetiva contribuir para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos atendidos, bem como prestar apoio às famílias em situação de risco social.

É um grande prazer saber que podemos ser útil na vida de nossos atendidos e seus familiares, transformando suas vidas, proporcionando momentos felizes e um ambiente estruturado para formação de grandes seres humanos.

COMO FUNCIONA

Nosso programa de ações sócio educativas visa colaborar na formação integral das crianças e adolescentes atendidos, através do oferecimento de atividades educacionais diversificadas, bem como acompanhar o seu desenvolvimento, orientando para que se tornem cidadãos participativos, atuantes, e possam construir um futuro melhor para si e todo o seu entorno.

Nossa parceria com a Coca-Cola permite que ofereçamos curso preparatório para o mercado de trabalho que atende 120 jovens. 

Vejam nossas atividades abaixo: 

Crianças de 07 a 11 anos

Oficina de artes manuais, dança, capoeira, inclusão digital, dinâmicas de grupo, oficina do Claves, trabalhando a prevenção maus tratos e abuso sexual, brinquedoteca, jogos educativos e lúdicos, atividades recreativas, vídeos e DVD´s e atividades externas.

Adolescentes de 12 a 17 anos

Noções de inglês, informática, grupos de orientação psicossocial, lazer e atividades lúdicas em grupo, dinâmicas de grupo, através de uma roda de bate papo, jogos, atividades recreativas, oficina de artes manuais, dança e pintura (grafite), capoeira, vídeos e DVD's e atividades externas.

Coletivo Coca-Cola jovens e adultos de 15 a 25 anos

É um curso preparatório para o mercado de trabalho em parceria com a empresa Coca-Cola. O curso é realizado duas vezes na semana: segunda e quarta-feira ou terça e quinta-feira com seis turmas no total preparando os jovens para uma entrevista de trabalho e o curso para o mercado de varejo.

 

Atendimento Social e Psicológico

Os atendimentos sociais ficam disponíveis todos os dias de segunda a sexta no périodo da manhã, já os atendimentos pscicológicos ficam disponíveis três dias por semana: terça, quinta e sexta-feira, não sendo necessário agendamento para tal e sem limite de encaminhamento para as redes de serviço do município.

Vila_dos_pescadores_2.jpg
Vila_dos_pescadores_1.jpg

PARCERIAS

Aos nossos parceiros, MUITO OBRIGADO pelas contribuições efetuadas. Vocês fizeram cada dia ficar melhor na vida de nossos beneficiários! 

 

Prefeitura Municipal de Cubatão

Conselho Municipal de Assistência Social

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

MRS

Eco Rodovias

Unipar Carbocloro   

Coca–Cola

 

Encorajamos você a se tornar nosso parceiro contribuindo com seu apoio, nos ajudando a continuar com nosso trabalho para que essas pessoas também possam ter uma vida digna, possam lutar pelos seus direitos e tenham suas famílias fortalecidas para exercerem sua função protetiva que é a base para uma vida saudável em todos os sentidos. 

 

Colabore você também

 

Exército de Salvação - Projeto Vila dos Pescadores 

Rua Amaral Neto, 211 Vila dos Pescadores 

CEP.: 11531-070 Cubatão -SP 

Tel.: (13) 3363 2111

ONDE ESTAMOS

bottom of page