Centro Integrado Recanto da Alegria

O Centro Integrado Recanto de Alegria, que havia sido encerrado em dezembro de 2016, retomou suas atividades na última segunda-feira, dia 5 de junho de 2017.

 

O CI Recanto de Alegria é uma creche localizada na cidade de Carmo do Rio Claro – MG, bairro do Porto, e tem participado ativamente da vida dos habitantes servindo às crianças, jovens e adolescentes, sendo apoio principalmente para pais que trabalham em período integral. Como parte integrante do Exército de Salvação, este ministério também é motivado pelo Amor de Deus, com mensagens devocionais baseadas na Bíblia, com a missão de pregar o Evangelho de Jesus Cristo para suprir as necessidades humanas, em Seu Nome, sem discriminação.

 

Todos os projetos do Exército de Salvação assumem sua identidade evangélica cristã, sem ações proselitistas, promovendo um ambiente espiritual agradável à todos participantes.

 

O Recanto de Alegria tem ajudado muitas famílias a saírem da vulnerabilidade social em que se encontram, fazendo com que ganhem qualidade de vida e esperança na recuperação de sua dignidade e busca por seus direitos.

 

A creche faz grande diferença nesse lugar e a percepção vem através do comportamento das pessoas no bairro, da felicidade das crianças quando estão na creche e na mudança de seu comportamento no seu cotidiano.

 

Apesar das outras opções existentes no bairro, muitos pais decidem matricular seus filhos no Recanto de Alegria porque percebem a diferença em nosso ambiente, onde está presente a harmonia, a paz e a alegria que toda criança merece ter.

 

Assim esperamos continuar, através da sua ajuda, para que possamos fazer muito mais. 

  

 

“Meus braços estão ao redor do mundo; meu coração está posto na Salvação dele. O globo tem 40.000 quilômetros de diâmetro; precisamos crescer até que possamos abraçá-lo completamente!” (William Booth)

HISTÓRICO

O Centro Integrado Recanto de Alegria iniciou suas atividades no ano de 1997 com berçário e maternal, conforme necessidade das famílias em vulnerabilidade social, contribuindo para a disponibilidade de tempo das mães, que apoiavam com seu trabalho o orçamento familiar.

Quando o Recanto de Alegria aumentou seu espaço entre os anos de 1997 e 2001, iniciou suas atividades com a creche oficialmente em 04 de março desse último ano, em parceria com a Prefeitura Municipal que ajudou cobrir parte dos custos.

Na sua inauguração contou com a presença de toda a comunidade carmelitana, em particular do prefeito Sr. João Batista Borges e do Vice-prefeito, Sr. Silei dos Reis. Compareceram também a Major Heidi Scheurer do Exército de Salvação na Suíça e membros da Diretoria Nacional da APROSES (Assistência e Promoção Social Exército de Salvação), dentre outros representantes da comunidade local.   

No ano de 2009, foi realizada uma pesquisa sócio econômica, através da visita da assistente social, com todas as famílias atendidas pelo CI Recanto de Alegria.

Nessa pesquisa foi avaliado o atendimento do CI Recanto de Alegria, o impacto que causava nas famílias e na comunidade e o que ainda poderíamos melhorar.  Durante a pesquisa, percebemos também, a necessidade de implantação de um curso profissionalizante para atender os adolescentes e prepará-los para o mercado de trabalho, visto que, muito dos problemas enfrentados pelas famílias atendidas estavam relacionados com o desemprego.

A necessidade de trabalhar com jovens e adolescentes, fez surgir em 2010, o ASEMA (Atendimento Sócio Educativo em Meio Aberto), hoje conhecido como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, cujo atendimento é feito em horário inverso ao da escola, mas, não com as mesmas atividades profissionalizantes por conta de algumas dificuldades na regularização do programa.

No ano de 2012, o Centro Integrado Recanto de Alegria alcançou uma grande visibilidade na cidade, pois, promoveu a sua Primeira Feira Musical. Este evento mobilizou todas as crianças e adolescentes atendidos, como também, os  funcionários recebendo a visita de aproximadamente 500 (quinhentas) pessoas contando com algumas autoridades do município repetindo esse evento no ano de 2013.

O Centro Integrado Recanto de Alegria mantêm parcerias atuais com a Prefeitura, CRAS, CREAS, SEDESE, FUNDEB, PSF, parceiros privados e comunidade local, mas ainda espera por você para compor esse time que luta pelos direitos e dignidade daqueles que mais precisam.

COMO FUNCIONA

O Centro Integrado Recando de Alegria desenvolve suas atividades conforme a faixa etária das crianças colaborando para seu crescimento pessoal, social, psicológico e espiritual. Elas se dividem em: 

 

Creche: atendimentos às crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses (Maternal)  e  pré-escola para crianças de  4 anos.  

PARCERIAS

Aos nossos parceiros, MUITO OBRIGADO pelas contribuições efetuadas. Vocês fizeram cada dia ficar melhor na vida de nossos beneficiários!  

APAE

Padarias São José e Casa do Pão

Supermercado Irmãos Lima

Subvenção da Copas

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social

ESF Jaime Silva

Banco Sicob

Tribunal de Justiça

Comarca de Carmo do Rio Claro

Polícia Federal de Carmo do Rio Claro 

                         

Agradecemos também todas as pessoas físicas da comunidade que também colaboraram com a creche. 

 

Encorajamos a você a se tornar nosso parceiro, contribuindo com seu apoio e nos ajudando a continuar com nosso trabalho para que essas pessoas possam ter também uma vida digna, possam lutar pelos seus direitos e tenham suas famílias fortalecidas para exercerem sua função protetiva que é a base para uma vida saudável em todos os sentidos.

 

Colabore você também

Centro Integrado Recanto de Alegria

Tel: (35) 3561-2175

Rua Lúis Amélio Freire, 250 Bairro do Porto

Cep: 37150-000 Carmo do Rio Claro – MG

Email: 

ONDE ESTAMOS

Rua Juá, nº 264 - Bosque da Saúde - São Paulo - SP - Cep: 04138-020

Informações retirada de doações: 4003 2299

Informações demais assuntos: (11) 5591 7074

© 2019 - Assistência e Promoção Social Exército de Salvação.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle