Projeto Integração Nova Divinéia

HISTÓRICO

O Exército de Salvação - Projeto Integração Nova Divinéia foi iniciado em março de 1991, em resposta à solicitação feita pela Comunidade da Nova Divinéia ao Exército de Salvação, para participar do atendimento emergencial após a ocorrência de fortes chuvas que causaram mortes e desabamentos na Comunidade.

Com a percepção dos bons serviços do projeto na comunidade foi iniciado um trabalho mais sistemático na área de saúde com o estabelecimento de oficinas para treinar multiplicadores de informação em várias áreas, principalmente focando no HIV/AIDS, que nessa época já alarmava a população.

Com o passar do tempo, foi construído espaço próprio dentro da Comunidade com o objetivo de promover um local para sua maior integração e realizar programas pertinentes, tais como oficinas para mulheres, trabalho com garis comunitários, aulas de artesanato, reforço escolar e oficinas para crianças e adolescentes, entre outros.

Mais recentemente foi dado maior enfoque ao programa de apoio sócio-educativo em meio aberto (atualmente tratado como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e ao atendimento às famílias das crianças assistidas, sempre trabalhando bem próximo com os grupos locais, especialmente a Associação de Moradores.

COMO FUNCIONA

O Projeto Integração Nova Divinéia atende a comunidade do Complexo do Andaraí, trabalhando junto com as famílias nas áreas de educação, saúde e promoção humana dentro de uma perspectiva integral.

O Projeto Integração tem como foco central o trabalho com toda a unidade familiar, crianças/adolescentes e seus responsáveis e para isso desenvolve algumas ações visando o fortalecimento de vínculo. 

O programa de atendimento inclui:

Famílias/Crianças

  • Famílias, acompanhadas pela equipe técnica através de visitas domiciliares e atendimentos individuais, visando acompanhar o desenvolvimento sócio-afetivo da instituição familiar e suas relações diretas e indiretas com as crianças/adolescentes;

  • Crianças, acompanhadas pela equipe técnica no desenvolvimento de atividades/oficinas que promovam o desenvolvimento integral, com capacidade para 50 crianças na faixa etária de 6 a 11 anos (manhã e tarde);

  • Adolescentes, acompanhados pela equipe técnica no desenvolvimento de atividades e oficinas que promovam o desenvolvimento integral, com a capacidade para 15 adolescentes nas faixas etárias de 12 a 15 anos de idade no turno da tarde.

Atividades

  • Apoio ao conteúdo escolar: em horário inverso ao da escola, o projeto auxilia nas tarefas de casa, realiza atividades lúdicas para a fixação de conteúdos, debates e dinâmicas sobre assuntos relativos às matérias escolares e atividades que contribuam para sua formação social.

  • Lazer/recreação: atividades de lazer e brincadeiras dirigidas para todas as faixas etárias e semanalmente todos vão à praça, próxima ao Projeto, para jogos em grupo e convivência com outras crianças, fazem passeios a lugares de interesse cultural, educativo e social. Através destas atividades podemos transmitir valores éticos e morais.

  • Atividades Artísticas: ajudam a desenvolver a autoestima, autodisciplina com objetivo de crescimento do equilíbrio emocional. Desenvolvem a iniciação musical através da coreografia, flauta e pandeiros despertando o senso rítmico e melódico.  

  • Higiene: noções básicas de higiene pessoal, como infestações de piolhos, banho, etc.

  • Momentos de Reflexão: reflexão dos conflitos através das histórias contadas pelas crianças e temas atuais pelos professores e orientadores tentando proporcionar através dessa ação o bem estar das crianças.

  • Oficina Claves: prevenção do abuso sexual e maus tratos através de músicas, histórias e jogos, incentivando a política de bons tratos.

  • Noções Básicas de Informática: iniciação à informática, Word, Excel, PowerPoint e Internet.

 

Promovemos sempre uma integração entre parceiros sociais, comunidade e Exército de Salvação, participando de reuniões da rede do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e de conferências sobre maus tratos e combate à exploração e medidas de proteção à criança, reuniões do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) e a entidade é conselheira da Rede Evangélica de Ação Social – (RENAS). 

PARCERIAS

Aos nossos parceiros, MUITO OBRIGADO pelas contribuições efetuadas. Vocês fizeram cada dia ficar melhor na vida de nossos beneficiários!

  • Associação de Moradores da Comunidade Nova Divinéia

Conselho Municipal de Assistência Social

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Conselho Tutelar 03 - Vila Isabel

CRAS Presidente Itamar Franco

Escola Municipal Duque de Caxias

Escola Municipal Francisco Campos

Escola Municipal Lourenço Filho

Escola Municipal Panamá

ONG Associação Beneficente Amar - Grajaú

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Universidade Estácio de Sá

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro

SERSC - Rio - Unidade Madureira

Posto de Saúde de Vila Isabel

Encorajamos você a se tornar nosso parceiro contribuindo com seu apoio, nos ajudando a continuar com nosso trabalho para que essas pessoas também possam ter uma vida digna, possam lutar pelos seus direitos e tenham suas famílias fortalecidas para exercerem sua função protetiva que é a base para uma vida saudável em todos os sentidos.

 

Colabore você também: 

Exército de Salvação - Projeto Integração Nova Divinéia

Rua Bambuí, 36 Grajaú

CEP.: 20561-210 Rio de Janeiro - RJ 

Tel.: (21) 2298-2574

Email: projetointegracao14@hotmail.com

ONDE ESTAMOS

Rua Juá, nº 264 - Bosque da Saúde - São Paulo - SP - Cep: 04138-020

Informações retirada de doações: 4003 2299

Informações demais assuntos: (11) 5591 7074

© 2019 - Assistência e Promoção Social Exército de Salvação.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle