Centro Sócio Educativo Lar do Méier RJ

HISTÓRICO

O primeiro trabalho social nesta região foi aberto em 1943 na cidade do Rio de Janeiro em uma casa na Rua Cadete Polônia, 58 (Sampaio) sendo no dia 07 de setembro do mesmo ano escolhidos os primeiros diretores e também ajudantes da obra social H.M. Steinmetz para receber os primeiros meninos.

O primeiro desafio para os diretores da época era uma nova casa, porque o lugar onde estavam instalados e pagando aluguel não atendia mais as necessidades inerentes às crianças. Com a necessidade de melhores condições de atendimento, no dia 31 de dezembro de 1943 mudaram para uma linda propriedade, atual endereço, onde os beneficiários puderam desfrutar de muitas árvores e ar puro.

No dia 23 de março de 1944, com 18 meninos abrigados, o Lar de Menores do Méier foi inaugurado em sua nova sede. Estiveram presentes naquela ocasião pessoas de alta posição social na sociedade brasileira, tais como a Sra. Anita Carpenter, representante da Sra. Darcy Vargas da LBA, o Sr. Assis, diretor do Diário Associado, a Sra. Henry, esposa do ministro suíço e outras celebridades da época.

No ano de 1975 o Lar foi incorporado à APROSES - Assistência e Promoção Social Exército de Salvação, que sempre identificando as novas demandas, em 2003 “descontinuou” o programa de abrigo e começou a trabalhar com um 

novo programa: o Apoio Socioeducativo em Meio Aberto, privilegiando os vínculos familiares e assessoria socioeducacional para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

 

Contudo em 2004 o atendimento passou a ser destinado a meninas e meninos sendo disponibilizado também um espaço de convivência para terceira idade, residentes de diversas localidades do Méier, através de uma parceria com a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

COMO FUNCIONA

O Centro Sócio Educativo Lar do Méier oferece às crianças e adolescentes, cuidados de higiene pessoal, reforço escolar e alimentação balanceada, em ambiente cristão, atendendo, inclusive, suas famílias.

A unidade tem capacidade de atender (ambos os sexos) - 50 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos (manhã e tarde), cujo atendimento é de Apoio Socioeducativo em meio aberto em horário inverso ao da escola, oriundos das comunidades do entorno da instituição, encaminhadas pelas famílias, escolas, Centro de Referência de Assistência Social, Conselho Tutelar e/ou Poder Judiciário.

A maioria dos atendimentos às crianças e adolescentes são feitos para aqueles que se encontram em vulnerabilidade social filhos de famílias empobrecidas, com laços familiares frágeis e que convivem com desemprego e toda espécie de dificuldade que esta condição lhes impõe. 

O programa de atividades para as crianças inclui: 

Lazer/recreação: reforçando uma política de paz, desenvolvendo relacionamentos e convívios pacíficos entre os participantes do projeto e, consequentemente para os demais relacionamentos da vida; 

Atividades artísticas: desenvolvem sua auto-estima e autodisciplina visando o equilíbrio emocional bem como o senso de responsabilidade;  

Oficinas de Dança e Musicalidade: as crianças trabalham o corpo e movimento e conhecem as danças das 5 regiões do Brasil. 

Apoio Escolar: orientam não só de acordo com as matérias escolares, mas também com vários temas atuais, resultando em uma educação equilibrada e construtiva; 

Refeição Balanceada: oferecendo todos os dias refeições balanceadas o que muito contribui para o desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças; 

Higiene: orientando com noções básicas de higiene pessoal, como por exemplo: a forma correta de escovar os dentes, como evitar infestações de piolhos, banho e etc; 

Momentos de Reflexão: proporcionando uma reflexão dos conflitos/situações cotidianas através de contação de histórias onde são abordados temas atuais voltados para o bem estar emocional das crianças; 

Oficina Claves: Metodologia Claves instrumentaliza crianças e adolescentes contra abusos, exploração sexual e maus tratos sendo apresentada com o seguinte slogan: “brincando nos fortalecemos para enfrentarmos situações difíceis”. 

Oficina de Judô: aprendem a importância da disciplina e obediência das regras a partir da compreensão e relevância de cada uma delas e na oficina de vôlei aprendem a importância de trabalhar em grupo.

 

Também são desenvolvidas algumas atividades (oficinas) que visam trabalhar potencialidades, senso crítico e política de bons tratos, como a informática, música.

Podemos citar alguns trabalhos de destaque realizado por nossos beneficiários como a confecção de uma revista chama de "Pop World" publicando matérias na área de música, game, enquetes, livros, filmes, desafios entre outros temas. 

Arrecadação de recursos 

O Exército de Salvação Lar do Méier participa de uma evento chamado o Dia do Quilo que ocorre todo ano com objetivos de arrecadar fundos para as obras sociais destinadas a comunidade. Em 2013 foram doados 357 quilos de alimentos e houve a participação de 703 visitantes.

No Dia do Quilo também foram oferecidos serviços a comunidade como: aquisição gratuita da carteira de trabalho em parceria com o Lions Club Cachambi, exames de sangue, e participação da banda e apresentações diversas durante o evento.

PARCERIAS

Aos nossos parceiros, MUITO OBRIGADO pelas contribuições efetuadas. Vocês fizeram cada dia ficar melhor na vida de nossos beneficiários! 

 

Unisuam

Mesa Brasil SESC

Instituto Severa Romana

 

 

Encorajamos você a se tornar nosso parceiro contribuindo com seu apoio, nos ajudando a continuar com nosso trabalho para que essas pessoas também possam ter uma vida digna, possam lutar pelos seus direitos e tenham suas famílias fortalecidas para exercerem sua função protetiva que é a base para uma vida saudável em todos os sentidos.

 

 

Colabore você também:

Exército de Salvação - Centro Sócio Educativo Lar do Méier

Rua Garcia Redondo, 103 Cachambi

CEP.: 20775-170 Rio de Janeiro - RJ

Tel.: (21) 2595 5694 

Email: aproseslardomeier@gmail.com

ONDE ESTAMOS

Rua Juá, nº 264 - Bosque da Saúde - São Paulo - SP - Cep: 04138-020

Informações retirada de doações: 4003 2299

Informações demais assuntos: (11) 5591 7074

© 2019 - Assistência e Promoção Social Exército de Salvação.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle