top of page

Centro Sócio Educativo de Uruguaiana

HISTÓRICO

O Exército de Salvação-Lar de Menores de Uruguaiana, hoje Centro Sócio Educativo de Uruguaiana, instalou-se na cidade de Pelotas em 1953 em um cenário onde algumas crianças passavam por extrema necessidade. Nossa história se fez com grande ajuda de parceiros e hoje podemos fazer melhor a vida de cada criança que participa de nosso projeto. Veja nossa trajetória descrita abaixo. Vale a pena conferir! 

1958 - Vendo a necessidade de mais crianças foi adquirido um terreno para a construção de novo e amplo Lar para, com dignidade, oficializar a obra de Assistência Social em Uruguaiana.

1960 - Sob a Presidência do historiador Sr. Raul Pont, pai do ex-prefeito de Porto Alegre, foi lançada a primeira Campanha Financeira para a construção do novo Lar.

1966 - Juridicamente, organizou-se e inaugurou o novo Lar em 26 de novembro e infelizmente não se registrou o nome das autoridades presentes.

1975 - O Lar foi incorporado pela APROSES (Assistência e Promoção Social Exército de Salvação) e desde o seu início amparou mais de 1.110 crianças e adolescentes. 

Atualmente, a capacidade de atendimento é de 50 crianças e adolescentes, sendo que são 25 no período matutino e 25 no período vespertino. Durante o ano de 2010, o número de atendidos foi de 40 ao todo.

O Centro Sócio Educativo de Uruguaiana atualmente trabalha através do Programa Serviço e Fortalecimento de Vínculos e hoje atendemos crianças no período matutino e vespertino ensinando uma mensagem de conforto e perseverança para que cada uma possa escrever a sua história.

COMO FUNCIONA

O Exército de Salvação - Centro Sócio Educativo de Uruguaiana entende que o núcleo familiar é o espaço insubstituível de proteção e socialização primária e nessa linha, embora que, em sua praxe pedagógica, contemple atividades voltadas à educação não formal, sua prioridade está centralizada em oferecer um serviço de Proteção Social Básica a famílias e seus membros que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 

As crianças e adolescentes ingressam no projeto através dos próprios pais, parentes ou pelo Conselho Tutelar. 

O atendimento é feito exclusivamente a crianças de famílias de baixo poder aquisitivo, sendo na maioria filhos de mães trabalhadoras solteiras, viúvas ou separadas, e crianças que vivem com as avós, cuja renda familiar vai de 01 a 02 salários mínimos na idade dos 06 aos 14 anos de idade. No ato da inscrição, é requerido o cartão do Bolsa Família com o nome da pessoa responsável pela criança.

As crianças e adolescentes atendidos seguem as determinadas atividades: 

  • Manutenção de três refeições diárias; com cardápio variado para oferecer todos os nutrientes necessários a um bom desenvolvimento físico saudável;

  • Atenção médica hospitalar;

  • Reforço escolar, recreação, xadrez e outras modalidades de esporte;

  • Terapia ocupacional, através da arte envolvendo expressão corporal (coreografia e canto), jogos e passeios;

  • Instruções sobre higiene pessoal, boas maneiras, ordem e disciplina;

  • Desenvolvimento do senso de responsabilidade mediante o cuidado dos monitores em verificar e ensinar os deveres escolares para que aprendam e façam bem feito.

 

Todas as atividades são 100% gratuitas a favor da defesa e proteção das crianças e adolescentes atendidos por essa unidade, além de receber e oferecer treinamentos sobre o manual de proteção a crianças e adolescentes para atender cada vez melhor a comunidade local.

PARCERIAS

Aos nossos parceiros, MUITO OBRIGADO pelas contribuições efetuadas. Vocês fizeram cada dia ficar melhor na vida de nossos beneficiários! 

 

Prefeitura Municipal de Uruguaiana

SESC e SENAC

Igreja Assembléia de Deus

Grupo Espírita Fé, Caridade e Esperança

Lions Clube “Três Fronteiras”

Parceiros Voluntários

Banco de Alimentos

 

Encorajamos você a se tornar nosso parceiro contribuindo com seu apoio, nos ajudando a continuar com nosso trabalho para que essas pessoas também possam ter uma vida digna, possam lutar pelos seus direitos e tenham suas famílias fortalecidas para exercerem sua função protetiva que é a base para uma vida saudável em todos os sentidos.

 

Colabore você também

Exército de Salvação - Centro Sócio Educativo Uruguaiana

Rua General Câmara, 1403 - Centro
Uruguaiana - RS - 97501-610
Tel: (55) 3412-4930

Email: aproses.uruguaiana@gmail.com

ONDE ESTAMOS

bottom of page