DOE AGORA

Sua ajuda pode mudar vidas!

Boa Tarde! Bem vindo ao site da sede Exército de Salvação no Brasil.
  • noticias-reduz
Sexta, 21 Setembro 2018 16:02

Estudo Bíblico – Restaurando Sonhos Quebrados

Criado por: Tenente Diana Triviño, Território Norte da Latinoamérica

Referência Bíblica: Gênesis 37, 39, 40 e 41

cartaz antitráfico 23 09 18 reduzQuem nunca teve um sonho? Todos temos sonhos e metas que queremos alcançar; desde crianças sonhamos em ser grandes e um dia virar bombeiros, doutores, arquitetos ou astros de cinema. A medida que crescemos fazemos planos para nossas vidas com o propósito de alcançar o que sonhamos e desejamos conquistar.

A Bíblia nos conta de um jovem sonhador, o favorito de seu pai e não muito querido por seus irmãos, José. Este jovem a quem Deus revelou Seu propósito através de sonhos, não podia ter nada menos que grandes metas e esperar um futuro promissor para sua vida.

Da mesma maneira que ocorre hoje em dia com muitas pessoas, circunstâncias adversas e muito cruéis fizeram que os sonhos de José fossem interrompidos e destruídos. Um dia seus irmãos cheios de inveja conspiraram contra ele e o venderam como escravo; o obrigando a deixar seus entes queridos, o traíram e o afastaram de sua terra.

Muitos pensariam “que história terrível e cruel, sua própria família não teve compaixão deste jovem”, mas o triste da nossa situação atual é que muitas pessoas hoje são vítimas de gente maldosa e sem escrúpulos, que utilizam uma infinidade de meios para destruir seus sonhos.

José não foi só traído e vendido como escravo, ele também foi difamado, preso injustamente e muitas das pessoas que ele havia ajudado se esqueceram dele, o deixando ali sozinho.

O Tráfico de Seres Humanos é conhecida como a “Escravidão do Século XXI”, e cada uma das vítimas deste sofrimento, nos lembra um José com os sonhos interrompidos.

Mas a história de José, não termina com um final trágico e isso nos conforta e recarrega nossas esperanças, ao ver como nosso Deus é perito em restaurar sonhos interrompidos.

Para restaurar sonhos interrompidos...

  1. I.Deus utiliza circunstâncias adversas (Gênesis 39: 19-23): José chegou até a prisão, de uma maneira injusta. Não somente foi escravo, mas agora estava preso, sem dúvida que seus sonhos pareciam ter desaparecido. Mas em meio à tempestade Deus mostrou sua misericórdia e demonstrou Seu amor. Deus fez com que o encarregado da prisão nomeasse José como responsável dos demais presos e dos assuntos da prisão. Mas na Bíblia é muito clara ao enfatizar “O Senhor estava com ele”.

    Hoje que nos unimos para orar pelas pessoas que estão sendo escravizadas, podemos crer que nosso Deus pode utilizar as adversidades e as mais duras circunstâncias para mostrar Sua misericórdia e abrir um caminho de esperança, como fez com José. Deus pode utilizar até os mesmos carrascos para ajudar as pessoas que se sentem desanimadas e o mais importante é que Deus está com eles.

  2. II.Deus usa pessoas que cruzam o nosso caminho (Gênesis 41: 8-13): Na prisão José ajudou a interpretar os sonhos de 2 homens (o padeiro e o copeiro do Faraó). Um deles, o copeiro, saiu livre e se esqueceu de José e nunca pensou em ajuda-lo. Mas um dia o Faraó teve um sonho perturbador e é quando aquele homem lembra do jovem que o tinha ajudado a sair da cadeia.

    Para as vítimas do Tráfico de Seres Humanos, pode parecer que não tem saída e tudo esta escuro mas o Senhor Todo Poderoso, pode jogar suas cartas como Ele queira para restaurar seus sonhos.

    É nossa missão orar para que Deus comova os corações das pessoas que estão próximos a eles e assim não o esqueçam, ou que desperte o interesse em ajuda-los a sair desta situação e restaurar seus sonhos.

  3. III.Deus utiliza coisas inimagináveis (Gênesis 41: 14-40): Assim que o copeiro se lembrou de José, ele foi levado na presença do Faraó que tinha tido sonhos tão perturbadores. Ninguém havia conseguido desvendar o mistério, mas Deus usou José para decifrar o enigma. Isso fez com que nosso jovem sonhador notasse como Deus restaurava e reconstruía sua vida.

    José passou de escravo ao segundo ao comando de todo o Império do Egito. Extraordinário, da forma menos provável e inimaginável, o Senhor usou para libertar José e restaurar o que um dia ele havia sonhado.

    Temos um Deus tão grandioso, que pode fazer coisas surpreendentes para libertar e restaurar as pessoas que vivem hoje na escravidão. Não podemos de imediato, imaginar o meio e o recurso que Ele utilizará, mas podemos ter fé para confiar que Ele o fará.

Lembro de ter lido o testemunho de uma garota, vítima do Tráfico de Pessoas. Ela tinha sido enganada com a falsa promessa de um trabalho melhor para prover o futuro de seus filhos. Como todos sabemos, ela foi vendida a traficantes que a prostituíram, destruindo todo sonho que tinha, poderíamos chama-la de Jose.

Esta José de nossos tempos, conta que se agarrou a um boneco de sua filha, que levava com ela e que esta era sua forma de se agarrar a vida e a esperança de que um dia Deus a tiraria deste lugar e a levaria novamente aos seus filhos. Graças à misericórdia de Deus e ajuda de algumas pessoas, ela saiu da escravidão e pôde ver seus sonhos restaurados ao reencontrar seus pequenos.

Muitas das vítimas se agarram a pequenas coisas para seguir lutando e acreditando que terão uma saída de sua trágica situação. Não sabemos qual vai ser a forma de Deus agir, o que Ele usará para restaurar suas vidas, mas devemos crer e trabalhar para sermos mensageiros da esperança.

Hoje é o dia em que nos reunimos para orar pelas vítimas do Tráfico de Pessoas, mas nosso compromisso deve ser mais profundo e duradouro. Somos chamados por Deus para interceder por aqueles que vivem nas sombras de um mundo que interrompeu seus sonhos e quer matar sua esperança.

Deus é perito em consertar sonhos interrompidos e Ele fará quantas vezes forem necessárias; mas como Igreja não devemos ficar calados. Devemos orar mais, denunciar mais e prevenir mais. É tempo de proclamar que nosso Deus RESTAURA OS SONHOS INTERROMPIDOS...

Web Analytics